Foi aprovada por unanimidade a segunda revisão do plano diretor municipal (PDM), "um documento essencial no ordenamento e gestão do território municipal."
Em reunião do executivo municipal extraordinária, a vereação votou toda a favor da revisão proposta, que "concede especial ênfase à extensão das áreas de acolhimento empresarial, com um aumento de 269% de área disponível para a instalação de empresas. A proposta privilegia as zonas industriais existentes, preparando já a instalação da zona industrial de Regadas, dando seguimento ao objetivo assumido por este Executivo: criar condições e meios para a fixação e promoção do tecido empresarial."
A proposta, agora aprovada, será submetida a discussão pública, durante 30 dias, seguindo-se a sua ponderação e versão final do plano.
Para acompanhar o processo de discussão pública, o Município de Fafe vai promover sessões de esclarecimento e disponibiliza uma aplicação com vista à desmaterialização e simplificação do processo de participação e contributo dos munícipes. Neste sentido, será concedida formação aos presidentes das Juntas de Freguesia, técnicos da Câmara Municipal e aos funcionários das juntas, com o objetivo de capacitar e qualificar as pessoas que lidam diariamente com estes processos, tornando-os mais simples e eficientes.
PSD votou a favor mas faz "ressalvas"
Os dois vereadores do partido social democrata (PSD), votaram a favor do documento, deixando no entanto algumas ressalvas, acusando o município que "não coloca no papel a sua visão e orientação política em termos de urbanismo para o nosso território;". Para os sociais democratas esta revisão, agora aprovada, deixa de lado um dos pilares da economia, "o Turismo não está a ser considerado na proposta levada a discussão pública, e vamos propor que seja acolhido na versão final do PDM de Fafe;"
O PSD tece ainda acusações à falta de transparência "não houve transparência no processo. Um processo fechado nas portas da Câmara e que agora é apresentado como final aos cidadãos. Do que vale andarmos a desenvolver um processo que tem impacto na vida dos cidadãos de portas fechadas na Câmara Municipal? Se vêem dizer o contrário, é grave, pois significa que esta Governação Socialista trata uns cidadãos de 1 classe e outros de 2 classe.". O PSD sugere ainda que seja feita uma apresentação pública do documento em todas as juntas de freguesia, para que todos os cidadãos fiquem elucidados do teor desta revisão.
Commentaires