Antero Barbosa esteve esta segunda-feira à conversa com os jornalistas, acompanhado da vereadora Paula Nogueira.
Para além do anúncio dos nomes que vão estar presentes nas festividades até final de setembro, o presidente abordou os grandes investimentos do Município. Na área da saúde, durante este mês irão arrancar as obras de requalificação e expansão do Centro de Saúde, num investimento de aproximado de sete milhões de euros. Por via deste investimento o centro de saúde vai passar a dispor de mais e melhores serviços.
Na educação, através do Banco Europeu do Investimento, o governo vai conseguir uma linha de financiamento para o investimento de cerca de 24 milhões de euros, nas quatros escolas EB 2.3 do concelho: Arões, Montelongo, Padre Joaquim Flores e Silvares. Estão previstos ainda mais quatro milhões de euros que serão gastos na secundária: na construção do novo pavilhão e na ampliação da cantina e arquivo.
Através de financiamento da CCDR Norte poderá ser investido mais um milhão de euros nas EB 1 do concelho.
No desporto vai arrancar a construção da nova piscina, no parque da cidade, num investimento de cinco milhões de euros. Novidade foi mesmo a revelação que existem duas propostas que responderam ao concurso para a construção de um novo hotel de quatro estrelas no Parque da Cidade, sendo que uma delas, à partida cumpre os requisitos emanados pelo Município no caderno de encargos.
Na área da habitação, em bom ritmo está a construção de habitações a custo controlado na “Alvorada”, estando previstas para junho do próximo ano a entrega às famílias contempladas.
Na cidade, avança a construção de um parque alternativo à feira velha, de três pisos, numa segunda fase a renovação da praça Mártires do Fascismo e numa terceira fase a requalificação do parque térreo. O investimento é na ordem dos sete milhões euros.
Já é conhecido também o projeto de requalificação da praça Florêncio Soares, em frente ao tribunal, onde serão gastos cerca de quatro milhões de euros.
Com a requalificação deste espaço, Fafe ficará com cerca de 850 lugares de aparcamento.
No saneamento, em 2021 a taxa de cobertura era de 52,6%, no final deste ano será de 56,7%, no entanto o Município pretende investir, com as águas do Norte, para em final de 2026 a taxa se situar nos 68,5%.
Antero Barbosa revelou ainda que Fafe está em conversões com os municípios de Guimarães e Braga para adotar a mesa estratégia de mobilidade, quer seja em BRT ou em metro de superfície, querendo ficar ligado a esta solução que estes dois concelhos venham a implementar.
O antigo edifício do mercado municipal será no futuro um museu, devendo aí ficar instalado o museu do rali. A Casa da Cultura será requalificada no seu interior para albergar serviços de apoio ao empresário, numa estreita ligação com a Universidade do Minho.
Finalmente a zona industrial de Regadas tem a expropriação de terrenos praticamente concluída, faltado apenas o parecer de impacto ambiental.
Comments