Através de um comunicado enviado às redações, a NCF, Natação Clube de Fafe, vem denunciar aquilo que apelida como "tentativas por parte de algumas entidades de denegrir a imagem da nossa associação e do trabalho que queremos implementar na nossa comunidade."
Recorde-se que a nova associação foi fundada em agosto e agrupa elementos que faziam parte da estrutura da Associação Desportiva de Fafe (ADF) - secção de natação, pretendendo fomentar a prática da modalidade. Recentemente foram questionados os termos da disponibilização do único equipamento público por parte do Município, a piscina municipal, com a ADF a levar o assunto, através do seu presidente, Jorge Fernandes, à reunião de câmara, bem como através de outros associados. Segundo mencionado neste comunicado, a NCF apenas dispõe de cerca de 23% do total do espaço, ao contrário daquilo que tem sido anunciado, onde é referido que a ADF teria sido prejudicada na disponibilização do horário.
A nova coletividade anunciou que tem cerca de 400 atletas já inscritos para frequentarem as suas aulas, considerando que as tentativas de denegrir a imagem da associação, "mais não são do que uma tentativa desesperada de pressionar a autarquia a reverter uma situação que colocaria centenas de atletas num impasse, impactando na estruturação e organização dos horários das famílias, atrasando a integração dos atletas e privando o concelho de uma opção sólida e competente, para o desenvolvimento da modalidade de natação."
Eis o teor do comunicado:
Comunicado Público da NCF - Natação Clube de Fafe
A NCF - Natação Clube de Fafe vem a público esclarecer algumas informações que têm circulado recentemente a respeito do nosso trabalho e atuação na promoção da modalidade de natação na comunidade.
A nossa associação foi fundada com o objetivo de oferecer uma formação de qualidade, acessível a todos e que valorize a natação como um desporto fundamental para a saúde e bem-estar. Orgulhamo-nos de contar com uma equipa de professores altamente qualificados e comprometidos com a formação e crescimento dos nossos atletas, respeitando sempre os mais altos padrões de ética e profissionalismo.
Infelizmente, nas últimas semanas, temos assistido a tentativas por parte de algumas entidades de denegrir a imagem da nossa associação e do trabalho que queremos implementar na nossa comunidade. Por considerarmos tais ações infundadas e por muito do quem tem sido veiculado não corresponder à realidade, queremos deixar claro alguns
pontos fundamentais:
• A NCF - Natação Clube de Fafe tem como prioridade o interesses dos atletas e o desenvolvimento da modalidade da natação na comunidade.
• Todas as nossas atividades são desenvolvidas em conformidade com os normativos legais, com transparência e responsabilidade. Estamos oficialmente e estatutariamente constituídos, quer como associação, quer como equipa técnica e administrativa.
• Estruturamos a nossa atividade de forma a suportar todos os custos, inclusivamente o valor a pagar pela utilização da Piscina Municipal, garantindo assim que o nosso projeto possui total autonomia financeira, não dependendo de subsídios externos para o funcionamento das atividades. A sustentabilidade a longo prazo e o compromisso com a excelência e qualidade da formação, são fatores cruciais na prossecução da nossa missão.
• O projeto foi apresentado à autarquia, com todos os dados relativos à sua solidez e viabilidade e obtivemos, de forma legítima e transparente, todas as autorizações necessárias da Câmara Municipal para o uso das instalações da piscina, um espaço que relembramos, deve ser utilizado para o benefício de toda a comunidade. A Câmara reconheceu o valor do nosso projeto e a sua importância para o desenvolvimento desportivo local e atribuiu-nos cerca de 23% do espaço e horários totais da piscina municipal, para o funcionamento das nossas atividades.
• Após a divulgação pública da abertura oficial do processo de inscrição dos atletas, o mesmo decorreu com normalidade e, neste momento, abrangemos cerca de 400 alunos, já escalonados em turmas de formação, nos horários que nos foram atribuídos e prontos para iniciar este novo percurso, a partir do dia 01 de outubro.
Perante todos estes factos, as informações que têm sido postas a circular, sem qualquer fundamento ou provas que as sustentem, mais não são do que uma tentativa desesperada de pressionar a autarquia a reverter uma situação que colocaria centenas de atletas num impasse, impactando na estruturação e organização dos horários das famílias, atrasando a integração dos atletas e privando o concelho de uma opção sólida e competente, para o desenvolvimento da modalidade de natação.
Convictos de que iremos iniciar, naturalmente, a nossa atividade no início de outubro, mostramo-nos totalmente disponíveis para qualquer esclarecimento adicional e convidamos a comunidade a nos acompanhar, para conhecer o nosso projeto, os nossos objetivos e os planos que temos traçado para um futuro próximo. Reafirmamos o nosso compromisso de continuar a trabalhar de forma ética, transparente e com um foco claro na melhoria da oferta formativa e desportiva aos fafenses.
Dia 01, começamos a nadar juntos!
Atenciosamente,
A Direção da NCF - Natação Clube de Fafe
26 de setembro de 2024
Comments