O Núcleo de Artes e Letras de Fafe vai levar a efeito, entre os dias 7 e 28 de Novembro, a quinta edição do Curso Livre de História Local, com sessões às quintas-feiras, a partir das 18h30, na Biblioteca Municipal, com entrada livre.
Colaboram na iniciativa o Município de Fafe e a Comissão Executiva das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril em Fafe.
Neste ano em que se comemoram festivamente os 50 anos do 25 de Abril, o Núcleo de Artes e Letras entendeu promover esta edição exatamente sobre a temática do impacto da Revolução de Abril no nosso território.
O evento começa, no dia 7 de Novembro, com uma comunicação do historiador Daniel Bastos sobre a transição política operada entre os anos de 1974 e 1976 e decorrente da Revolução de Abril, abordando o surgimento dos partidos políticos a nível local, os comícios então realizados e as primeiras eleições democráticas para as autarquias locais, que tiveram lugar no final de 1976.
Um segundo módulo, que, por questões de agenda do nosso convidado, tem lugar no dia 15 de Novembro, contextualiza as cinco décadas de Democracia em Portugal e traz a Fafe o jornalista Joaquim Vieira, também ensaísta e documentarista, que desenvolveu a sua atividade profissional em meios de comunicação social como o Expresso, a RTP e a revista Grande Reportagem, e que vem falar da sua mais recente obra editada com o título O que fizemos da nossa Liberdade – 50 anos de Democracia em Portugal.
O módulo seguinte, a realizar em 21 de Novembro, versa sobre a evolução do ensino em Fafe ao longo dos 50 anos de Democracia, pelo historiador que mais se tem dedicado à investigação desse sector, Artur Magalhães Leite.
Finalmente, o quarto e último módulo, será apresentado por Artur Coimbra e versa sobre o legado, os protagonistas e o impacto do Poder Local Democrático, desde 1976 à atualidade.
O curso é de frequência gratuita e terá lugar na Biblioteca Municipal de Fafe.
Comments